A PASTORAL DE CATEQUESE INFANTIL
A Pastoral da Catequese de Eucaristia tem este único fim: servir ao homem, para que ele possa encontrar Jesus Cristo em sua vida por meio da Santa Eucaristia. Os encontros visam levar os catequizandos a uma viva experiência de fé, a um verdadeiro encontro com Cristo Senhor, em um clima comunitário, dinâmico de amizade e união.
A Catequese introduz o cristão na vida da Igreja, levando-o a SER IGREJA, a pertencer ao Corpo Místico de Cristo, à comunhão dos Santos. Neste sentido, a alma da Catequese é a Santa Bíblia, a Palavra de Deus, onde a vida é orientada para novas atitudes, segundo os valores do Evangelho, porque a Sagrada Escritura é para todo cristão o livro da fé.
Assim Paulo orientou Timóteo: “Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.” (2Tm 3,15-16).
Ela despertará também o catequizando para suas responsabilidades na Igreja e no mundo, levando-o a assumir compromissos concretos na comunidade, em testemunho coerente, como se espera de todo cristão.
Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Jesus Cristo depende profundamente da relação que sua família tem com Deus e com a Igreja, pois, nesta fase, a família desempenha um papel muito importante na vida desta criança: de motivar a sua fé e a sua vida de oração. A criança constitui-se em um terreno fértil, pois, plantada a semente, através da Catequese, desabrochará mais firmemente a sua fé. Sendo assim, nas famílias que conscientemente trazem os seus filhos à Catequese, os pequeninos começam a entender porque DEUS é importante para a sua vida, sobretudo através do testemunho de vida dos pais e da partilha da Eucaristia na Santa Missa.
Portanto, a Catequese deve anunciar a Boa Nova e formar discípulos e missionários; deve favorecer o encontro com Jesus Cristo, Salvador de todos os homens. A convivência em casa com a família e a Palavra de Deus é o pão de cada dia que sustenta os catequizandos e os fazem crescer em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.