HISTÓRICO DA IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE PIRAPORA
Imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora
No livro de Tombo de Parnaíba encontramos a primeira referência a imagem do Bom Jesus onde diz que o primeiro documento escrito é uma circular do ano de 1825, sobre as capelas dedicadas ao Bom Jesus.Uma delas está situada à distância de duas léguas para a parte Norte, junto à margem do rio Tietê e Salto de Pirapora. A imagem aí venerada foi achada milagrosamente á beira do rio, talhada em madeira, foi aperfeiçoada, e construiu-se uma capela no lugar. Não se sabe de onde veio à imagem, talvez lançada no rio após um assalto ocorrido em 1633 á capela de N. S. da Escada, em Barueri.
O nome “Pirapora” vem da língua Tupi e significa “peixe que salta”. A notícia do encontro veio a conhecimento das pessoas que começaram a visitar e venerar a imagem. Após a retirada do rio, foi guardada num paiol de milho coberto de palha.
A devoção popular levou os caboclos a vestirem a imagem, como era costume naquela época. Puseram nela uma capa vermelha, um saiote branco, uma peruca de cabelos compridos e uma coroa de espinhos na cabeça enquanto colocaram nas mãos dele uma palma. Foi assim que o evangelista descreveu Jesus, quando foi apresentado a Pilatos.
Em 1995 foi inaugurada uma praça, que foi construída no local onde no rio foi encontrada a imagem e recebeu o nome de Praça do Encontro.
Há muitas lendas populares a respeito da imagem entre elas: - um incêndio destruiu a casa, mas nada aconteceu á imagem nem á palha. Mais tarde queria-se levar a imagem para a Igreja Matriz. Nem com numerosos bois conseguiram mover de um passo o carro onde a tinham colocado. Foi aí que um mudo, milagrosamente começou a falar, disse:
- Deixem só duas juntas de bois, e voltem para Pirapora. E assim o que muitas juntas não conseguiram, uma só conseguiu. Aqui foi construída a capela dois séculos depois. O Bom Jesus, onde Ele quis ficar, realmente ficou. Onde foi encontrada a imagem, construiu-se a capela. Esta capela foi benta e ganhou a permissão de se celebrar a Santa Missa, no dia 7 de maio de 1725.
No dia 6 de agosto de 1730 foi realizada a primeira festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Pirapora. Em 1793 a capela foi reestruturada. Após a reforma ao tamanho atual a capela foi elevada a Santuário. A devoção foi aumentando e milagres de todas as formas foram acontecendo as pessoas e as famílias. Em 1925, foi celebrado o segundo Centenário da capela de Pirapora do Bom Jesus.
Em nossa Paróquia, a imagem foi trazida por Francisco Buzolin, que sendo muito devoto deste Santo fez, uma promessa e em cumprimento à mesma construiu uma Capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, onde no ano seguinte doou a imagem do Bom Jesus no lugar da capela hoje está nossa querida Paróquia e a imagem ainda está intacta e todos os anos no dia 06 de agosto é visitada por um considerável número de devotos que vem até aos pés da imagem agradecer e fazer seus pedidos.
Santuário Bom Jesus de Pirapora